sábado, 18 de setembro de 2010

Que tal reaprendermos a arte de calar?? ;)

Uma coisa que me incomoda hoje em dia é o excesso de sinceridade das pessoas. É um tal de jogar verdades na cara, de falar o que se pensa sem ser questionado...Deus me livre! E o mais agravante: as palavras são ditas sem que ninguém se dê ao trabalho de se colocar no lugar do outro. (Ei, eu precisava ouvir isso agora?!). Não importa. A necessidade de DIZER calou o bom senso.

Penso sobre isso e me pergunto: onde está a gentileza e a boa educação? Para quê tanta falta de noção (consigo mesmo e com os outros)? ...

Cara, ser gentil nos dias de hoje se tornou um exercício. Saber a hora certa de falar (ou de calar) também. Está a fim só de falar besteira??? Vai pra terapia, tem gente (boa) especializada nisso. Está a fim de descarregar suas frustrações?? Vai pra uma aula de boxe, dá uma corrida, abraça uma árvore...Mas, por favor, não diga em nome da pobre-coitada da sinceridade, verdades que só irão piorar o seu dia (ou o do outro).

Eu acho que o que não dizemos, às vezes, é muito mais importante do que aquilo que foi dito. Será que ninguém se lembra daquelas conversas que, quando crianças, tínhamos com os adultos e eles nos ensinavam que, se não temos nada de bom a acrescentar, deveríamos ficar quietas? ... Escrevo isso e me lembro daquela famosa frase que sempre surge nos horóscopos e conselhos dos mais sábios: "a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro".

Então tá. Se fosse fácil, não estaríamos vivendo essa crise de sinceridade mundial. Existe uma linha tênue aí. Nós adoramos falar e mostrar nossas opiniões. Expressar-se pode até ser para alguns uma das melhores coisas do mundo. Mas quando isso prejudica (ou magoa) o outro, então é melhor pensar duas vezes!

Eu não compreendo essa moda de dizer tudo o que se passa na cabeça. Que necessidade de ser tão transparente é essa?! É alguma culpa católica? As pessoas, em nome da verdade, vão ser absolvidas por serem más ou egoístas? Por magoarem o outro?

Uma coisa que sempre desconfio é de gente que se diz transparente. Dá pra confiar em alguém assim? Pra começar, quem se diz transparente, mente. Todo mundo tem seus segredos. Seus mistérios. E é bom que eles sejam preservados. Por isso, preserve-se. Preserve-os. E saiba a hora certa de se calar porque - convenhamos - a gente tem dois ouvidos e uma só boca não é à toa. ;)




Um comentário: